Socioeducandos têm acesso à primeira carteira de identidade

Dezesseis adolescentes foram beneficiados pela ação, desenvolvida pela Seprev, na Casa de DireitosAlém de garanti a cidadania, ação irá ajudar também na reinserção dos adolescentes na sociedade

Em uma ação de cidadania, 16 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em uma das unidades do Complexo de Internação Masculina, no Tabuleiro dos Martins, tiraram, pela primeira vez, a Carteira de Identidade (RG).

A iniciativa é fruto de um cronograma implantado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), para garantir o direito à cidadania dos adolescentes.

Segundo a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, a iniciativa é salutar, uma vez que engloba a missão e integração das diversas políticas da secretaria. “Nesta ação podemos vislumbrar temáticas que são abordadas tanto pelas políticas de socioeducação, como a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes e de promoção da cidadania e acesso à Justiça”, enfatizou a secretária, destacando que este processo irá ajudar também na reinserção dos adolescentes na sociedade.

Para a superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Denise Paranhos, com esta ação será possível a humanização dos socioeducandos, possibilitando seu acesso à cidadania.

“Retirar a documentação é abrir a janela para a cidadania. Muitos deles entram aqui no Complexo sem nenhum documento, porém, só terão acesso a alguns direitos, dentro e fora das unidades, se possuírem documentação necessária”, disse Denise Paranhos.

Aintenção da Seprev é regularizar a documentação de todos que fazem parte do sistema socioeducativo de Alagoas. “Os documentos de identificação são verdadeiros passaportes para inserir os adolescentes na sala de aula, no mercado de trabalho e, consequentemente, possibilitar que eles possam exercer de forma plena a cidadania”, completou Denise Paranhos.

A ação foi realizada na Casa de Direitos, equipamento público situado no Mirante do Jacintinho e coordenado pela Seprev, em parceria com o Instituto de Identificação de Alagoas, que também atende no mesmo local.

 

Fonte: http://asppape.org.br/noticias/socioeducandos-tem-acesso-primeira-carteira-de-identidade/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *