Peritos em Papiloscopia do Instituto de Identificação emitem laudos que auxiliaram na comprovação de vida de uma pessoa no norte do Estado

Um beneficiário da previdência social do sul do Maranhão tentava a renovação do benefício no fim de 2017. Foi solicitado que ele apresentasse uma certidão de casamento atualizada. No cartório de registro civil do município de São Sebastião do Tocantins, foi informado que havia uma anotação de óbito na sua certidão.

Diante do impasse, o senhor de 69 anos procurou a Defensoria Pública do Estado para lhe representar e tentar resolver a questão. Em junho deste ano, a 1ª Escrivania Cível de Augustinópolis requisitou ao Núcleo de Papiloscopia daquela cidade proceder a comprovação de identidade.

De posse da cópia da Carteira da Identidade e da imagem frontal do homem, peritos em papiloscopia do Instituto de Identificação procederam à analise papiloscópica (das impressões digitais) e ao exame prosopográfico (comparação de imagens faciais). Como resultado, foram confeccionados laudos periciais e encaminhados à autoridade judicial competente, de forma que resta evidente a falsidade no documento de óbito e que a pessoa analisada realmente está vivo.

Ressalto que todos os trabalhos executados por papiloscopistas são de suma importância como elementos determinantes para a elucidação de casos investigados pela Polícia Civil bem como demandas do Poder Judiciário.

 

Fonte: aspatocantins.org.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *