SINPOL-RN enaltece trabalho dos papiloscopistas do ITEP e pede reconhecimento para categoria

A equipe de necropapiloscopia do Instituto Técnico-Científico de Perícia, nos últimos dias, tem trabalhado incansavelmente e diuturnamente para identificar os presos que foram assassinados dentro da penitenciária de Alcaçuz. Com a alta demanda de cadáveres no ITEP, até mesmo profissionais de folga, de férias ou aposentados foram ajudar aos colegas. Por isso, o SINPOL-RN pede reconhecimento para esses profissionais por parte da direção do órgão e do Governo do Estado.
O trabalho da necropapiloscopia é de identificação dos corpos através das digitais e é um dos mais necessários para o funcionamento d ITEP, por ser muito menos oneroso e muito mais rápido que os exames de DNA, permitindo a liberação dos corpos com mais celeridade.
Nesse caso específico de Alcaçuz, por exemplo, em apenas cinco dias, o trabalho da necropapiloscopia conseguiu concluir a identificação de 23 dos 26 mortos em Alcaçuz. Os três restantes foram carbonizados e só podarão ser identificados através de exame de DNA.
“Ao longo dos anos, sabemos que os servidores de todos os setores vêm se doando para manter o ITEP funcionando e, na maioria das vezes, sem nenhum tipo de valorização. Em alguns casos, até sofrendo perseguições. Mas, mesmo assim, nunca deixaram de desenvolver um serviço de qualidade para a população”, lembra Renata Pimenta, diretora Jurídica do SINPOL-RN.
A Diretoria do Sindicato informa que vai pedir formalmente à direção do ITEP que emita uma nota pública de reconhecimento e elogio ao trabalho desses servidores, bem como faça constar na lista profissional deles esse reconhecimento pelo trabalho realizado durante esta semana. O SINPOL-RN também fará solicitação ao Governo do Estado, ressaltando a importância de valorização da categoria e reconhecimento legal das atividades desse grupo.
Os profissionais que realizam o serviço da papiloscopia durante essa crise no sistema penitenciário são: Alda Maria; Avana Fernandes; Sandra Matheus; Rosely Costa; Eronides Maciel; Francisco Canindé; e Suely Alves. Eles contaram com colaboração de outros servidores, como a servidora aposentada Vânia Tavares e o médico legista aposentado Dr. Manoel Marques. Todos se uniram a equipe desde o último domingo quando se iniciou aos trabalhos com os corpos retirados de Alcaçuz.
“Isso mostra que, além de abnegados para com o serviço público, os profissionais do ITEP são unidos e trabalham em equipe. Por isso, estão todos de parabéns, não somente pelo trabalho realizado durante esta semana, mas por todos os anos que têm enfrentado a dura realidade do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte”, afirma Renata Pimenta.
Fonte: http://sinpolrn.org.br/
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *